segunda-feira, 1 de maio de 2017

FACEBOOK MUDA REGRA DE COMPARTILHAMENTO E FAZ BOTÃO "COMPARTILHAR" SUMIR PARA ALGUNS; ENTENDA

 O Facebook alterou as regras de compartilhamento para evitar que publicações restritas sejam vistas por pessoas além do público alvo definido pelo autor. Os efeitos mais visíveis dessa mudança são o sumiço do botão "compartilhar" de alguns posts e a limitação do alcance de certas postagens.

A alteração começou a ser implementada pelo Facebook no início de abril em todo o mundo e sem alarde. Como a implantação é gradual, os brasileiros começaram a senti-la na semana passada.

A restrição no compartilhamento não é feita baseada no teor do conteúdo dos posts, das hashtags incluídas neles ou de acordo com os formatos escolhidos, sejam links, vídeos ou textos. O critério é o nível de privacidade selecionado pelo autor da publicação.

Segundo a rede social, as alterações foram feitas para com quem os usuários resolveram dividir suas idéias. "Quando alguém faz uma publicação restrita a seus amigos, esses amigos não podem compartilhar esse conteúdo com outras pessoas", afirma um porta-voz do Facebook em nota.

Qualquer pessoa que tenha um perfil no Facebook pode escolher quem poderá ver o que publicam. A opção feita vai determinar como os outros usuários poderão interagir com o post. Veja abaixo o que muda para cada opção de privacidade:

Posts públicos

Nada muda para os posts públicos, que continuam a serem vistos por todos e poderem ser compartilhados com qualquer usuário da rede social. Para isso, basta selecionar a opção "público" no ato da publicação ou tornar o perfil "público" (Configurações - privacidade - quem pode ver suas publicações futuras?).

Posts para amigos

Publicações com essa camada de privacidade passam a ser exibidas sem o botão "compartilhar", para que fiquem restritas apenas ao círculo de amigos do autor do post. Antes da mudança, essas postagens, quando compartilhadas, podiam ser enviadas a mais pessoas. Isso contrariava a vontade do autor, que havia limitado o alcance da publicação somente a seus amigos. Para isso, basta selecionar a opção "amigos" (Configurações - privacidade - quem pode ver suas publicações futuras?).

Posts para "amigos dos amigos"

Publicações assim até podem ser compartilhadas. Mas elas não vão muito longe: apenas os contatos dos amigos que também forem amigos do autor do post poderão vê-las. Isso ocorre porque, ao marcar alguém em um post, o alcance é ampliado para os amigos da pessoa sinalizada. Para fazer isso, basta selecionar a opção "amigos" no ato da publicação e escolher quais amigos serão marcados nele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário